Assembleias Populares
Assembleias populares
As Assembleias Populares são espaços políticos criados com o objetivo de construir um processo político democrático onde o diálogo, a participação e o compartilhamento sejam os centros. Será um espaço de aglutinação e fortalecimento para a formulação do Plano de Governo Edegar Pretto, cujo protagonista, será a população gaúcha.
Terá como esforço central, reunir os movimentos sociais, os pesquisadores de nossas universidades, os professores, as lideranças comunitárias e sociais, sindicatos, organizações não governamentais de defesa do meio ambiente e dos direitos sociais e humanos, as causas sociais e os cidadãos que queiram contribuir neste processo. O objetivo será o de construir um Plano de Governo cujo protagonista seja a população através da apresentação de sua visão de mundo, de suas demandas e propostas regionais, locais, temáticas e gerais.
Nossa primeira rodada de assembleias populares se dará com o objetivo de percorrer todo o estado, para isso agregaremos todas as regiões de nosso estado seguindo a regionalização consagrada das Regiões Funcionais de Planejamento estabelecidas pelo Sistema Estadual de Planejamento.
Organização interna
Dentro de cada Plenária Regional, além da explicação do que é a Assembleia Popular, tem a região que representa e a data da 1ª rodada:
- A Região Funcional 1 abriga 4.338.702 habitantes, que correspondem a 41% da população total do Estado, sendo que, desta, 95% residem na área urbana e 5% na área rural. É formada pelos COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí, Centro Sul e Paranhana Encosta da Serra. Distingue-se por agrupar municípios com características metropolitanas, com funções que extrapolam os limites geográficos do Estado.
- São Leopoldo – 27 de maio de 2022
- A Região Funcional 2, formada pelos COREDEs Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, concentra 7% da população gaúcha, sendo que, desta, 68% residem na área urbana e 32% na área rural. No entanto, dos 59 municípios, 35 apresentam mais de 50% da população residindo no meio rural.
- Santa Cruz – 16 de julho de 2022
- A Região Funcional 3 é formada pelos COREDEs Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Apresenta uma população de 1.087.308 habitantes que corresponde a cerca de 10% da população do Rio Grande do Sul, sendo que, desta, 87% residem na área urbana e 13% na área rural.
- Caxias do Sul – 11 de junho de 2022
- A Região Funcional 4 coincide territorialmente com o COREDE Litoral, concentrando aproximadamente 296.083 habitantes, que representam 2,8% da população do Rio Grande do Sul, com cerca de 86% da população vivendo nas áreas urbanas e 14% nas áreas rurais. Mas essa população, nos meses de verão, pode alcançar a marca de mais de um milhão de pessoas, ou seja, o triplo da população permanente, sendo esta oriunda de todo o território do Estado, com destaque para as Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e da Serra e de países do Cone Sul, principalmente da Argentina e Uruguai.
- Osório - 15 de julho de 2022
- A Região Funcional 5 é formada unicamente pelo COREDE Sul. Possui uma população de 843.206 habitantes, que corresponde a 7,8% do total do Estado, dos quais 83% encontram-se no meio urbano e 16% no meio rural. É importante observar também que, do total da população, 68% vivem no chamado Aglomerado Urbano do Sul formado por Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte e Arroio do Padre.
- Pelotas – 18 de junho de 2022
- A Região Funcional 6 é formada pelos COREDEs Campanha e Fronteira Oeste. Possui uma população de 746.419 habitantes, correspondendo a aproximadamente 7% da população gaúcha, sendo que, desta, 86% residem na área urbana e 14% na área rural.
- Santana do Livramento – 25 de junho
- A Região Funcional 7 reúne os COREDEs Celeiro, Missões, Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial. Apresenta uma população de 759.591 habitantes, correspondendo a 7% da população gaúcha, sendo que, desta, 31% residem na área rural e 69% na área urbana.
- Santo Ângelo – 02 de julho de 2022
- A Região Funcional 8 é composta pelos COREDEs Alto Jacuí, Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari. Possui uma população de 807.487 habitantes, correspondendo a 7% da população gaúcha, sendo que, desta, 81% residem na área urbana, e 19% na área rural.
- Santa Maria – 16 de julho de 2022
- A Região Funcional 9, situada, predominantemente, na fronteira com o Estado de Santa Catarina, é formada por seis COREDEs: Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Norte, Produção, Nordeste e Rio da Várzea. Apresenta uma população de 1.069.269 habitantes, correspondendo a 10% da população gaúcha, sendo que, desta, 29% residem na área rural, e 71% na área urbana.
- Passo Fundo – 09 de julho de 2022
- Porto Alegre, capital dos Gaúchos e Gaúchas. Porto Alegre tem uma área de quase 500 km² e uma população de 1 492 530 habitantes. Centro político e administrativo do estado, sintetiza todos os problemas e virtudes e capacidades de nosso estado.
- Porto Alegre – 30 de junho de 2022
Seminários e reuniões temáticas
Região Funcional 4 – Osório
Compartilhar: